Dia especial na comunidade para prevenção de doenças transmitidas pelos mosquitos que transmitem a dengue, chikungunya e zica. Os moradores tiveram um dia de orientação e também usufruíram de atividades como saúde bucal, apresentação de capoeira e dança e outras atividades lúdicas para crianças além dos famosos pula pulas, houve distribuição de brindes como: camisas, bolsas, leques entre outras coisas distribuíram panfletos e priorizaram o alerta as gestantes dando orientações de prevenção.
Neste momento em que a saúde vem crescendo através das clínica da família a importância da informação tem sido observada pelos agentes de saúde e de todos os profissionais técnicos que percebem que com informação e prevenção podemos diminuir os casos de transmissão.
É claro que a participação da comunidade é de suma importância, uma vez que a parte deles é executar aquilo que orientamos. Em conjunto com a subprefeitura dois eventos foram realizados no mesmo local e mesmo dia somando forças estava a clínica da Família e seus profissionais. Sempre presente o NASF na figura da Educadora Física Patricia Rodrigues e também com ela Marcelly da Barbieri, A Enfermeira Camille da Equipe Operária, os Agentes de Saúde Denise, Abel, Leonardo Botto, Ana Lucia, Felipe e Renata do rap da saúde e os Agentes de Endemias.
Para a gestante foi lembrado que devem fazer uso de repelentes, repetindo a aplicação de acordo com o indicado no rótulo do produto e que as substâncias que compõe a base de icaridina e DEET são seguros para o uso durante a gestação. Outro cuidado é usar calçados e blusas com mangas compridas, meias e sapatos fechados, instalar telas nas portas e janelas da casa.
Sem falar que combater o foco ainda é o ponto mais forte da prevenção. Acabar com o criadouro usando a armadilha de mosquito, Eliminando poças de água, vedar caixa d'água, calhas limpas, não deixar nenhum tipo de recipiente aberto ou e boca pra cima para não acumular água da chuva, ter cuidado com pratos de plantas pondo areia até a borda, piscinas e fontes sempre tratadas e etc.
0 comentários:
Postar um comentário