quarta-feira, 10 de outubro de 2012

UNIDADE AMIGA DO ENVELHECIMENTO ATIVO - CERTIFICAÇÕES E COMEMORAÇÕES



UNIDADE AMIGA
     DO ENVELHECIMENTO ATIVO

Certificação e Comemoração
 
 
 
              A unidade de saúde em atenção básica Josuete Sant'anna de Oliveira foi uma das clínicas da família certificada pelo seu atendimento nos cuidados com os idosos, hipertensos e diabéticos.
              Uma unidade que embora não tenha um espaço físico muito grande cria e recria recursos com criatividade para as atividades para os seus idosos atendidos proporcionando a eles uma interatividade entre os usuários da terceira idade e a unidade de saúde.  Com a emérita participação da educadora física Patricia Rodrigues do NASF (Núcleo de Apoio a Saúde da Família) juntamente com a equipe Josuete Sant'anna os idosos tem participado de caminhadas, exercícios de alongamento, passeios, grupos de promoção de saúde e prevenção contra doenças comuns à terceira idade.
             Cabe dizer que eles próprios, os idosos, são também peças fundamentais para o sucesso das atividades, todos estão integralmente ligados as atividades dando sugestões, solicitando temas para serem abordados, trazendo idéias e confraternizações que estreitam o relacionamento entre eles e os profissionais da saúde.
 
 
  
           A CAP 3.3 (Coordenadoria de Área de Planejamento da AP 3.3) contemplou a unidade com a certificação pela qualidade do atendimento dado ao idoso, hipertensos e diabéticos. Junto com a unidade Josuete também foram certificados as unidades de saúde :

CMS Morro União
CF Epitássio Soares Reis
CMS Sílvio Frederico Brauner
CMS Fazanda Botafogo
CF Josuete Sant'anna de Oliveira
CF Marcos Valadão
CSF Santinha




     Foi enfatizada a questão multidiciplinar, a participação dos médicos nas promoções de saúde e a participação do NASF.  Os professores de educação física do Nasf foi o destaque de todas as unidades e o grande diferencial.
         No forúm realizado no auditório, da unidade CF Josuete, onde todos foram certificados houve também troca de experiências entre gestores e profissionais da área resultando em novas idéias para que a oferta de serviços sejam mais atrativos e produtivos para ambas as partes. Seguiu um clima de cooperação e interação entre as unidades participantes e para finalizar um lanche foi carinhosamente oferecido pelas profissionais da CAP 3.3 .








 

 
 

 

 
             Destaques das atividades na CF Josuete Sant'anna de Oliveira oferecida às comunidades e área de atuação da unidade de atenção básica.
 

       As atividades físicas são realizadas semanalmente sob a orientação e acompanhamento da profissional de saúde do Nasf, Patrícia Rodrigues, que tem somado ao grupo desde sua chegada. As atividades são realizadas as quartas e sextas feiras no horário da tarde. Antes das atividades são aferidas as P.A.'s (Pressões Arteriais) e feita a medição do HGT nos diagnosticados com diabétes.


 

 


 
Para uma melhor integração entre os participantes das caminhadas e atividades realizadas pela clínica da família, a equipe apartamento realiza encontros e passeios entre o grupo e as equipes para estreitar o relacionamento com todos os envolvidos e criar assim um vinculo maior e melhor entre todos, sejam cadastrados e ou profissionais de saúde da clínica Josuete Sant'anna de Oliveira.
Palestras de orientação e debates também são utilizados para prevenção e promoção da saúde dos idosos, hipertensos e diabéticos que compõe o grupo da Ativa Idade. nome dado para o grupo pela equipe apartamentos.




 


A equipe do Nasf chegou para somar com a Clínica Josuete, trouxe para compor a nossa equipe fonodiologa, nutricionista, assistente social e psicólogo.  Tudo para melhorar a orientação dos cadastrados e para junto com os agentes de saúde melhorar o auxilio dos pacientes que muitas vezes não sabem como utilizar tais serviços.
 
 
No dia 3 de outubro foi comemorado pelas equipes da Josuete (Apartamentos, Nasf e Estagiários de Enfermagem da Faculdade Estácio de Sá) o dia do Idoso, foi uma grande festa que não poderia faltar orientações e palestras das equipes participantes.  Foi oferecido aos que ali compareceram um lanche cuidadosamente preparado para os idosos e também sorteado brindes diversos para presentear os nossos amigos da clínica que também são nossos parceiros.
 
 
 



 
 
 
 
Dona Tetê é aluna de dança do ventre e dança cigana, ela apresentou sua dança e mandou seu recado aos colegas de uma ativa idade  que contagiou a todos.
Exemplo de uma vida ativa na terceira idade ela nos presenteou com sorrisos, palavras de autoestima, e uma alegria que se transmitia pelo olhar.
O nosso muito obrigado a dona Tetê!

Os estagiários de enfermagem - Universidade Estácio de Sá
 
 
Equipe Josuete Sant'anna de Oliveira com dona Tetê.
 
 
 
Equipes apartamentos, Nasf e Estagiários deEnfermagem
 juntos comemorando o sucesso da celeração do dia dos idosos.




Edição e Fotografias por Marisa S.Cardoso

0 comentários:

Postar um comentário

Contato

Fale Conosco

Entre em contato com nossa unidade, fale com nossos profissionais e tire suas dúvidas quanto aos nossos programas

Endereço

Rua Luís Coutinho Cavalcante, s/nº - Guadalupe

Funcionamento

De Segunda a Sexta das 08h às 20h

Telefones

(21) 3015-0122

Josuete Sant'Anna de Oliveira. Tecnologia do Blogger.